9 de ago. de 2010

Dicas para uma boa apresentação.




imagem disponível em: portaltecnologia.net



O Power Point é um dos softwares mais utilizados em palestras e apresentações de trabalho. Sua função é servir de roteiro para o interlocutor e condensar as informações sobre o assunto da apresentação. Essa característica e seus recursos de imagem e som ajudam a fixar a atenção dos espectadores. Quando mal empregado, o programa pode ter efeito contrário. A seguir, os conselhos do especialista Luis Matos, autor do livro 101 Dicas: Microsoft Power Point (Editora Digerarti), que já apresentou mais de 200 palestras utilizando o software. 

Manual do apresentador
 
  • Um boa opção é usar fontes de texto padrão, como a Arial, presentes em todos os computadores. Letras com muitos detalhes dificultam a leitura.  
  • Na escolha das cores, é recomendável evitar exageros ,pois roubam a atenção do público e dão a impressão de bagunça. Cores quentes dificultam a concentração.    
  • A ferramenta Inserir comentário permite que o apresentador faça anotações que não serão visíveis para quem assiste à projeção. 
  • O uso de animações pode deixar a apresentação leve, mas é contra-indicado em assuntos sérios.  
  • Três linhas são suficientes para resumir uma idéia. Gráficos, tabelas e imagens são bem vindos, desde que de leitura e entendimento rápidos.   
  • O primeiro slide contém título, logo e nome da empresa e do apresentador. Uma dessas informações pode ser repetida nas outras páginas, mas não em todas. O telefone e o endereço de contato devem vir no último slide.    
  • A média aceitável de slides é de vinte por palestra. Mais que isso pode dissipar a atenção. Menos pode ser superficial.    
 
Adaptado de :http://veja.abril.com.br/290904/p_114.html

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