26 de ago. de 2010

O NTM também no Mais Educação

O Núcleo de Tecnologia Municipal está oferecendo Curso de Formação em Linux para os monitores de informática das escolas municipais de Itabuna que fazem parte do Programa Mais Educação.

O Curso com carga horária de 32 horas ,está sendo ministrado pelos formadores Edson Schaun e Thânya  Cátia .

Neste primeiro dia muitas atividades foram desenvolvidas e ficou evidente a participação, interesse e compromisso de todos.




Todos atentos aos aplicativos pedagógicos

Multiplicadores orientando na construção de novos conhecimentos
NTM  no Mais Educação é + Educação

Programa Mais Educação. Você sabe o que é?

" O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer. Esses são alguns dos principais objetivos do Programa Mais Educação, que visa qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados. "

Disponível em : MAIS EDUCAÇÂO

23 de ago. de 2010

Aula do professor Nerivaldo utilizando o GCompris

Os alunos do professor Nerivaldo estavam alegres pela aula no laboratório de informática, onde utilizaram o editor de texto do BrOffice Writer do sistema operacional Linux e o editor de texto do aplicativo GCompris, depois intercalaram a atividade com desenhos no TuxPaint.

Oficina de Aúdio no CAIC Jorge Amado

Na  5ª feira , 19/08/2010 aconteceu a Oficina de Aúdio com os professores do CAIC através do software Audacity.
Quem quiser pode fazer o download do Audacity no link abaixo
http://audacity.sourceforge.net/download/windows
Salve no seu computador, é prático e bastente divertido fazer gravações e utilizar pedagogicamente.
Você deverá ter um microfone que deve está conectado ao seu computador.
Depois aprender como gravar a sua voz.
É importante que você escolha um texto de seu interesse para ler enquanto grava a sua narração. Por exemplo, caso você queira realizar um áudio explicando determinado assunto, é interessante que primeiramente você crie o texto por escrito, para que depois você leia este texto enquanto grava a sua explicação.

22 de ago. de 2010

O que é Tecnologia Assistiva?

Conceito

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.

É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).

Objetivos da Tecnologia Assistiva

Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

Disponível em http://www.assistiva.com.br/

16 de ago. de 2010

Blog dos professores do CAIC Jorge Amado

Na Oficina no CAIC na 5ª quinta feira dia 12/08/2010
Oficina : Meu primeiro BLOG
Para professores que desejam utlizar as novas tecnologias, com o uso pedagógico do Blog

disponibilizamos aqui endereços dos novos Blog de professores do CAIC Jorge Amado:

http://letramentobloggerdageny.blogspot.com/

http://yasmineinformatica.blogspot.com/
http://radionaescolasuedicaro.blogspot.com/
http://matematicafacilcomtony.blogspot.com/
http://gilgestaoetecnologia.blogspot.com/
http://beteeducacaoinfantil.blogspot.com/
http://luizvianananet.blogspot.com/
http://nasondasdoradio.blogspot.com/

9 de ago. de 2010

Dicas para uma boa apresentação.




imagem disponível em: portaltecnologia.net



O Power Point é um dos softwares mais utilizados em palestras e apresentações de trabalho. Sua função é servir de roteiro para o interlocutor e condensar as informações sobre o assunto da apresentação. Essa característica e seus recursos de imagem e som ajudam a fixar a atenção dos espectadores. Quando mal empregado, o programa pode ter efeito contrário. A seguir, os conselhos do especialista Luis Matos, autor do livro 101 Dicas: Microsoft Power Point (Editora Digerarti), que já apresentou mais de 200 palestras utilizando o software. 

Manual do apresentador
 
  • Um boa opção é usar fontes de texto padrão, como a Arial, presentes em todos os computadores. Letras com muitos detalhes dificultam a leitura.  
  • Na escolha das cores, é recomendável evitar exageros ,pois roubam a atenção do público e dão a impressão de bagunça. Cores quentes dificultam a concentração.    
  • A ferramenta Inserir comentário permite que o apresentador faça anotações que não serão visíveis para quem assiste à projeção. 
  • O uso de animações pode deixar a apresentação leve, mas é contra-indicado em assuntos sérios.  
  • Três linhas são suficientes para resumir uma idéia. Gráficos, tabelas e imagens são bem vindos, desde que de leitura e entendimento rápidos.   
  • O primeiro slide contém título, logo e nome da empresa e do apresentador. Uma dessas informações pode ser repetida nas outras páginas, mas não em todas. O telefone e o endereço de contato devem vir no último slide.    
  • A média aceitável de slides é de vinte por palestra. Mais que isso pode dissipar a atenção. Menos pode ser superficial.    
 
Adaptado de :http://veja.abril.com.br/290904/p_114.html

Regras Básicas para o Uso do Laboratório do NTM-Itabuna